Com a nova estrutura lógica de pensamento, que são as operações formais, os adolescentes passam a refletir sobre si próprios, sobre a sociedade, sobre os amigos, sobre as relações sociais.
O desenvolvimento da capacidade de pensar de modo sistemático, lógico e hipotético marca a transição para o mundo adulto. A experiência do trabalho real muda o jovem reformador em realizador e insere o jovem na sociedade dos adultos. As atividades pedagógicas se voltam para a realização da capacidade de hipotetizar, preparando o jovem para a vida acadêmica, para a vida adulta e para as responsabilidades da cidadania.
Currículo Básico:
Português Literatura e Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Filosofia, Sociologia, História, Língua Estrangeira, Arte, Educação Física, Projetos e Atualidades
A Escola propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada: Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de projetos – Temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa. A orientação de carreiras tem início na 1º série e é feita a partir de conversas em grupos, visitas a Universidades e locais de trabalho desejados pelos alunos, além de palestras organizadas pela escola.
Alunos realizam atividades propostas pelos professores de todas as disciplinas, além de participarem de palestras, feiras, trabalhos de campo e outros.
Na 3ª série, os alunos têm uma carga horária extensa, visando à preparação para as provas de acesso à Universidade. São incentivados a participar de exames simulados e simulações, para quem deseja um exame específico. Além das provas realizadas nos moldes do Vestibular os alunos assistem a aulas especiais de preparação para os exames da Uerj, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e da Puc, onde professores de diferentes disciplinas discutem e resolvem questões de provas anteriores. A cada análise de desempenho, os professores apontam eventuais fragilidades e definem tópicos a serem melhorados.